quarta-feira, 17 de junho de 2009

Racismo




Quantas pessoas, negras ou indígenas, nunca sofreram preconceito, alias, quantas pessoas nunca sofreram preconceito de qualquer que seja o tipo?
Uma vez conversando com um amigo ele me disse que sou racista e preconceituoso, porque disse que, no meu caso, nós negros somos perseguidos constantemente pela sociedade. Um negro não pode se aproximar que as pessoas já acham que é algum tipo de marginal. Cansei de contar quantas vezes já fui enquadrado pela polícia, e quantas vezes estava acompanhado por amigos brancos, porém o único a quem dirigiam perguntas era eu. Negro ja nasce suspeito, nem respira e já está fadado a dúvidas e incertezas da sociedade.
Não culpo você que discorda, mas a sociedade realmente pensa assim, é só observar nos noticiários, é sempre um negro quem aparece indo pra cadeia. Você pode até dizer: “ na verdade são os favelados, e como a maioria dos favelados são negros....”, concordo com este argumento, porém, deve-se a historia o fato de terem mais negros nas favelas, do que “brancos”, foram os brancos com a abolição da escravatura que forçaram negros a recuarem para os morros, formando as favelas, foram os “brancos”, que fizeram uma miscigenação na sociedade, querendo embranquece-la. Seria muita ironia de qualquer brasileiro negar que em algum lugar de sua linhagem, não haja a existência de um único negro, mas a sociedade oculta isto, e finge que não há diferenças nem racismo. Na verdade vejo isto com olhos já cansados da realidade. Existem negros que não gostam de negros e pensam da mesma forma, existem negros que por raiva fazem o mesmo, mas com brancos, e existem negros que tentam parecer brancos e sentem vergonha de serem negros, usam lentes de cor clara, alizam o cabelo, etc.., porque é muito mais fácil pessoas de pele clara aparecendo como fonte de moda, e é muito mais fácil imita-las do que ser como se é e lutar contra a moda da hegemonia. Não foram os negros, nem os índios que afirmaram que ser branco é bonito, nem que ter o cabelo liso ao invés de crespo, é prova de superioridade.
Será que somos mesmo tão feios assim??
Acredito que não. Pra mim ser negro é uma honra... viver sendo quem eu sou. A pele negra é um dom divino, possui uma beleza imensurável, porem somos todos humanos. Brancos, negros, pardos.. somos todos filhos de Deus, então somos todos irmãos....

alias você sabia que o termo “mulata” vem das escravas carregadoras de mercadoria, assim como as mulas( parentes do cavalo)??

Nenhum comentário:

Postar um comentário