quarta-feira, 17 de junho de 2009

Consumismo X Dam Reis

Pensar num conjunto como sendo apenas "um", nunca foi meu método. Não sei se isto tem ligação com a forma como fui criado, provavelmente tem, mas nunca senti-me na necessidade de fazer parte da filosofia dos outros. É constante estar discutindo com meus amigos sobre conceitos em geral, mas um é mais ocnstante, ainfluencia da ideologia.
Outro dia conversando com um amigo meu que mora na periferia, vi que apesar de sermos grandes amigos, quase irmãos, nossas ideias de valores são bem diferentes. Sempre discutimos quanto ao senso comum,e normalmente nos moldamos de acordo com a nova visão e elaboração de valores. Uma vez discutimos sobre nossas preferencias de motos.. um dos nossos piores assuntos!!rsrsrs
Eu prefiro o modelo mais classico, mas ele o esportivo. Seus argumentos são plausíveis, e em parte eu ateh concordo: " motos esportiva chama a atenção das minas...", quanto a isso não ha duvidas, mas sinceramente ele ta comprando a moto pra ele ou pra mina???Se eu depenmdesse de veículo, ou bens, eu seria bv ateh hoje!!rsrsrs
A verdade é como ele disse: " Aqui na periferia, essas minas mais gostosas só dão atenção para estes caras que tem moto, carro, e ainda paga de gostosão..." até ai ele estava indo bem, mas depois, perigosamente caiu no senco comum e completou com "... eu odeioi esses caras que ficam pagando, quando não tem bosta nenhuma[...] mas um dia eu vou ter dinheiro e comprar meu carro, moto, e fazer parte dessa elite, essas minas que hoje nem olham na minha cara, vão querer fikar comigo, e eu vou comer e sair fora...". Será que ele quer mesmo ser extamente o que ele diz odiar??
Acredito que estes pensamentos não pertençam só a ele. Quantas pessoas não sentem a necessidade de ser exatamente aquilo o que não gostam. Isto se deve principalmente a influencia da ideologia exerce sobre as pessoas. Os conceitos de valores, de certo e errado,, de bom, ou mau... afinal, o certo é certo a partir da visão de quem? Quem dita a moda, a elite ou o favelado? É exatamente esta pequena elite que diz o que você deve pensar, vestir, sentir, querer e comprar. No final nós que aderimos este conjunto de ideias é que nos tornamos um suporte para a sua permanencia.Quantas pessoas compram marcas ao inves do produto? Alias, quantas pessoas analisam o produto e não aidéia que a propaganda passa para que as pessoas sintam a necessidade de adquirir o que não precisam? Quantas pessoas nunca comprarm algo de que não precisam apenas por capricho??
Porém, como podem pensar de outra forma, se somos edeucados, principalmente nas escolas públicas, para servir esta hegemonia, ainda que disfarçadamente. Professores( estes nem ousaria chamar de educadores), que ensinam os educandos a querer trabalhar para poder "ter",sendo que quanto mais se trabalha, mais voce enriquece alguem.. não que eu discorde da ideia de trabalhar pra conseguir, se o fizesse, estaria insentivando o furto, mas na verdade, por que a humanidade sente tanta necessidade de ter sempre mais??
Isto faz parte das coisas que eu não entendo no mundo....
Nestas horas eu gostaria de ser índo e morar no meio da natureza... poder tocar meu violão, ouvindo o som da alma da vida e da mãe Terra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário