sábado, 15 de junho de 2013

Democracia ou ditadura?


A choque vem e nos reprime, trabalhador de opinião virou um crime.

Essa foi a primeira coisa que me veio a mente quando começaram os protestos aqui no centro de São Paulo. Creio que, em todo o país, a notícia tem se espalhado, de que São Paulo, uma das principais cidades do país, está sofrendo uma guerra civil, não vista há tempos. Estudantes, trabalhadores e jornalistas sendo presos por algo que acreditam, por descaso de um prefeito e de um governo autoritarista que reprime o cidadão de opinião.
Nestes últimos dias, aproximadamente 10.000 pessoas, ou mais, se reuniram em cada manifestação contra o Estado em diversos pontos do centro de São Paulo. Estamos vivendo uma segunda ditadura, onde a revolta do povo contra o aumento da passagem para R$3,20 é grande. Há muito não explicitava-se tanto que a democracia é só uma fachada.
O Estado, agora posta-se dizendo que pretende suspender o aumento da passagem por 45 dias, para discutir o assunto. Bom, realmente pensam que o povo é ignorante. Realmente acreditam que ninguém pararia para pensar que na próxima semana começa a Copa das Confederações e, outros países estarão com a mídia focada nos jogos. Caso a revolta popular permaneça, isso prejudicaria a imagem do estado e do país, mostrando-o despreparado para receber a Copa do mundo.
Engraçado como a mídia sensacionalista propõe uma visão depreciativa quanto aos manifestantes, ao mesmo tempo tenta equilibrar apontando oficiais da justiça atacando jornalistas, entre outros.
Não sabemos até que ponto os sistemas de comunicação em massa estão preocupados com a opinião social das classes dominadas, ou se estão assumindo uma postura “PSDBistas”, para derrubar o atual prefeito do PT.
Reflito ainda sobre outros apontamentos. Saiu ontem num dos jornais gratuitos do metrô que, o prefeito Haddad falou que não iria dialogar com os manifestantes, pois “o dialogo precede a violência”. Tenho duvidas se ele conversaria sobre outras situações. Se estivéssemos numa democracia, o povo deveria concordar com as ações do Estado, o que obviamente não está acontecendo. Ao contrário, o que temos observado é uma serie de coações impedindo que o povo se organize e expresse sua indignação quanto às atitudes governamentais.


Repressão
Não à liberdade de expressão
Não ao direito de reunião


Onde estão as leis que servem para o povo?
Onde está a nossa constituição?
Onde está a cidadania?

Se o cidadão, que deveria ter seu direito garantido pela Carta Magna de nosso país, não consegue apropriar-se dos mesmos, como pode a rede social querer discutir sobre a diminuição da maioridade penal?
Enquanto isso, somos distraídos pela mídia e seu entretenimento alienando-nos do que realmente está acontecendo em nossa cidade e em nosso país, com a Copa das confederações, a Copa do Mundo e os Shows “gratuitos” da cidade.

ESSA É A NOSSA DEMOCRACIA, NÃO PODEMOS NOS MOVIMENTAR CONTRA O GOVERNO QUE TOMAMOS TIRO.

http://www.melhorquebacon.com/24-momentos-protesto-sao-paulo/



2 comentários:

  1. Podes cre! Nunca tivemos uma democracia absoluta, o que sempre existiu é um facismo disfarçado...a gente percebe isso com os canais de comunicação alternativos na net: blogs, sites comparando com as notícias q rolam nas grandes emissoras...
    Mto bacana ter retomado as atividades do blog mano!

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz de retomá-lo também. Como os antigos leitores perceberão, a estrutura de postagem estará um pouco mais política e crítica, mas isso representa uma evolução.

    ResponderExcluir