domingo, 6 de março de 2011

Um pouquinho de religião...


Hoje mais uma vez me vi posto a grandes dilemas religiosos.
Independente de acreditar ou não, pessoas buscam que tenhamos os mesmos costumes que elas, e que acreditemos nas mesmas coisas que elas. Ouvir "não desiste da Igreja não!" é espantoso e não é nem por pensar o contrário: "será que ela é que não deve desistir de mim?", mas é pela própria ideia de que a Igreja deveria ser algo de maior valor.
Não me julgo ateu, nem mesmo cético. Acredito em Deus, nem teria como não acreditar, fui criado num mundo religioso, onde frequentava a Igreja todos os fins de semana, estudava durante a semana em colégio de padre ou freira onde também era obrigado a rezar e tudo o mais. Acho importante a crença em um ser maior, seja Deus, Jah, Crishina, Alá, Jeová, Oxalá..., afinal, esta rença num ser maior nos ajuda a buscar outras coisas e a acreditar em mudanças. Apenas questiono-me, por ser católico, nas diversas contradições contidas no livro sagrado, coisas como: Se Deus deu-nos o livre harbitrio, por que temos que fazer as coisas baseadas no que a Igreja diz? ele não nos deixou fazermos as nossas escolhas? ou mesmo, se Deus é misericordioso, por que dizem que as coisas ruins que acontecem com a gente são castigos? ou que certas coisas não são de Deus? E não adianta dizerem que isso não são praticas religiosas, pois vejo nas Igrejas grande necessidade de acumulo de riquezas, o que Jesus disse que não tinha intenção. Eu mesmo, fui obrigado a sair de um colégio de padres porque eles tiraram minha bolsa de estudos, e mesmo eu justifiando que não tinha como pagar, alguns deles não demonstraram o menor remorso. Neste momento percebemos que certas coisas da Idade Media permanecem nos dias de hoje, onde a cultura e o melhor conhecimento são para as classes mais altas e mantidas, algumas, pela Igreja.

Estas são algumas coisas que questiono nas religiões em geral, suas tentativas de manipulação Ideológica sobre as pessoas. Dizem que as pessoas não conseguem as coisas por que não estão ligadas em Deus, porque não pagam o dizimo e etc. As próprias atitudes da sociedade está muito submissa às religiões, por exemplo algumas que determinam como devemos nos vestir dentro e fora delas, como devemos agir, etc.
Um filme que mostra muito esta ideia é "O Livro de Eli", adoro o filme e não digo mal. Na verdade acho ele extremamente importante para passar valores, afinal este deveria ser a ideia original da Biblia, a passagem de valores, e não de comportamentos ideológicos e machistas determinantes de nossos atos, ações e fonte de domínio das mentes.
Como eu disse, é muito importante a crença numa coisa, mas precisamos ter discernimento entre o que devemos realmente acreditar e de que forma acreditar. Pessoalmente eu nunca tinha pensado na Biblia como algo tão forte e importante para a vida como pude ver através do filme. Ela é um livro muito valioso e forte.. como seria bom se houvessem outros livros capazes de passar valores como a Bliblia faz, e não para manipular as pessoas, mas para que as pessoas percebessem o quanto é importante acreditar no outro e valorizar a sua existencia.
Isto se aplica a toda a pedagogia.. devemos ser como Jesus, não só por sermos filhos de Deus, mas por acreditar e enxergar o outro, independente de valores eticos, etnicos, sociais, etc, como irmãos e cuidarmos deles como gostariamos de ser cuidados.


Enfim: "Um dia me disseram que as núvens não eram de algodão.."
Engenheiros do Hawaii

Nenhum comentário:

Postar um comentário