sexta-feira, 4 de março de 2011

Educação é coisa de mulherzinha..



Qual é o papel da Educação?

Chega a ser espantoso como ainda hoje somos submissos à conceitos preconceituosos. Hoje mais uma vez fui submetido a um puro e descarado preconceito, onde ouvi que os berçarios não pegam homens...
Enfim, discute-se tanto a falta de homens no campo da educação, de Homens pedagogos e num geral quando aparecem são discriminados por serem homens... isto porque ainda não coloquei em destaque que muitos dos estagios que aparecem na faculdade são voltados apenas para mulheres e eles colocam até em caixa alta, para destacar sua exigencia, outros colocam isto como pré-requisito..
Agora eu pergunto: Se é assim, então porque há a reclamação da falta de homens na Educação/Pedagogia? também pergunto, vocês acham que estes preconceitos surgem de homens? também não sabia que somente mulheres tem filhos.. qual a participação do homem nisso tudo? Germinar e sustentar($)?

Na verdade muitos destes preconceitos vem das mulheres... será que estas sentem que os homens estão tomando seus lugares? o espaço que adquiriram através do preconceito e do machismo?

O pior, o campo da Educação que deveria lutar e brigar contra estes conceitos se submetem, as vezes inconscientemente, estes conceitos tão tradicionalistas...

Nestes momentos vejo que escolhi o tema correto para minhas pesquisas de especialização, a discussão de generos no campo educacional, onde pretendo entender como se dá o desenvolvimento cognitivos através de instimulos divergentes a partir dos gêneros, e como isto está contido nas brincadeiras. Num geral, acreditei que sofreria discriminação por ser negro, por ter cabelo afro, por pensar além, mas jamais imaginei que seria discriminado por ser homem.



Lembro-me de um livro escrito por Terry Pratchet, da serie Discworld, chamado "Direitos iguais, Rituais iguais", onde ele leva em discussão os ensinamentos de Gêneros. No livro, discute-se o fato de uma menina ter nascido maga e conseguir usar as magias, pois isso era coisa de homem. Apenas para situar, no contexto da série alguns homens eram treinados na Universidade Invisível onde treinava magos, considerados "nobres" na sociedade, e mulheres( algumas) quando tinham habilidades, eram treinadas para ser bruxas. Magia era coisa de mago, mulheres eram feiticeiras, esta era a realidade. Pela menina possuir poderes de mago, havia uma grande discussão durante toda a trama.... enfim não contarei o final, quem tiver interesse leia, vale a pena.




Sabe o que chega a ser até irônico? a maioria das pessoas que estudamos são HOMENS, exemplo Vygotsky, Piaget,Wallon....

Sem mais nada a dizer, educação é coisa de mulherzinha.

Um comentário:

  1. hahahahahah...

    Sacada genial essa ultima frase! Bem irônico... Gostei disso.

    ResponderExcluir