terça-feira, 8 de março de 2011

Discutindo as verdades..

Tenho pensado muito nas idéias de discussões ideológicas. Percebo hoje o quanto nos ligamos a ideais e como estamos presos uns aos outros de formas que nem nos damos conta. Num geral entra no que Paulo Freire dizia sobre a educação ser um ato político, acredito hoje que todos somos políticos até certos pontos. Defendemos ideologias, ainda que não sejam de outros, mas com certeza outros também as defendem, ainda que jamais tenham ouvido falar de nós, ou saibam que mais alguem às defende.
É como numa guerra: estamos sempre lutando por um lado, seja ele qual for e, por mais heterogênos que sejam os motivos, estamos juntos de alguem que luta pelo mesmo ideal que a gente. Não podemos julgar nosso lado, e nossas intenções, melhores do que as do lado oposto. Cada um se faz justo a partir de determinado ponto de vista, e, pela verdade nunca ser absoluta, podem-se questionar as infinitas verdades pre-existentes.

Um exemplo meio sem nexo, mas que da pra discutir um pouco, é na comparação com o filme "A lenda dos guardiões". Nele uma especie (Tytos) se consideram melhores e puros, consideram-se uma raça superior e procuram dominar os demais. No lado oposto estão as outas raças e especies, que desejam apenas levar suas vidas em paz. Na ideologia defendida pelos "Puros", eles devem acabar, ou vencer as outras raças por serem superiores, na "impuros" eles não possuem grandes ambições. Agora, dizemos que os "impuros são os bonzinhos" e os "puros" os vilões. Mas vamos analizar direito esta história: digamos que os Humanos são os puros, enquanto os demais animais e seres vivos são os impuros. Podemos dizer que os humanos se consideram melhor que os demais animais isso porque possuimos o "dedo opositor" e a capacidade de pensar e raciocinar por algum interesse, alem de conviver em sociedade, entre outras qualidades que fazem questão de destacar.
Agora levemos esta discussão a outro nivel. Nós humanos somos "melhores" do que os demais animais, mas muitas vezes somos tratados piores que eles. Cachorros de "madames" costumam ter mais direitos e ser bem melhor tratados do que humanos moradores de rua. Cobras, lagartos, galinhas e porcos também são. Nós "humanos" nos consideramos melhores do que os demais animais e nos sentimos no direito de escravisá-los. Muitos nós maltratamos e nos sentimos no direito de matá-los, apenas por termos nojo, repúdio, ou qualquer outra coisa do tipo.

Então pergunto: Somos muito diferentes dos vilões dos desenhos? e porquê seriamos?

É como mostra o filme "Ilha das flores", onde faz toda uma explicação de um contexto e mostra como muitas vezes nós somos deixados depois dos animais. E nós ainda acreditamos nas ideologias que dizem que todos temos os mesmos direitos independente de etnia, cultura, classes.

Bom, a verdade é que estamos sempre lutando por uma ideologia, e não podemos culpar os outros por terem opniões diferentes e devemos sempre respeitar a opnião do outro. Como profissionais da educação, entre outros, devemos sempre respeitar a idiossincrasia dos outros e cuidar para que de suas opniões partam para um grande desenvolvimento cognitivo e pessoal. Independentes de profissionais da educação ou não, também devemos cuidar para que as pessoas percebam-se membros do meio e da natureza. Não somos melhores do que nenhum animal ou qualquer ser vivo. SOu adepto da filosofia do "viva e deixe viver" e espero um dia ser capaz de plantar esta semente em muitos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário