sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Um breve olhar sobre o amadurecimento feminino...


O que podemos dizer sobre o desenvolvimento do amadurecimento feminino?
Esta semana estive numa entrevista para estágio e ouvi um comentario que me deixou intrigado. Ainda que hajam estudos que comprovam que a mulher amadurece mais rapido do que os homens, considero esta idéia muito antiquada e primitiva, que despreza totalmente a idiossincrasia, generaliza, despreza o contexto socio-historico e cultural das pessoas, além de esteriotipar privilegiando um sexo. A partir deste principio, fiz uma breve analise de possiveis causas desta diferença no tempo de amadurecimento das mulheres. E é possivel que também façam parte das possiveis justificativas para o Homem ser mais racional e a Mulher mais emotiva.
Em primeiro lugar a criação moral familiar e social. Desde cedo as mulheres são ensinadas a se portar de um jeito diferente dos meninos. Preocupações e imposições de regras como: "não senta deste jeito que nem menino, senta direito", "Haja como uma menina", "Não brinca disto, menina tem que brincar de casinha". Desta forma, no sexo feminino desde cedo é imposto um conjunto de regras que lhe causam desequilibrio cognitivo e emocional, o que a ajudaria a desenvolver mais do que a meninos. Garotos ainda são educados para serem bons trabalhadores, enquanto a maioria das mulheres ainda é treinada para ser uma excelente dona de casa.
Em segundo a preocupação com a estética. São desenvolvidas tantas formalidades para o sexo feminino que chega a ser praticamente uma camisa-de-força. Enquanto os homens mal se preocupam com o que vestem, as mulheres, pelo contrario, se preocupam com o que vestem, como se vestem, pra quem se vestem, se a maquiagem combina com a vestimenta, se a maquiagem combina com a iluminação e se tudo ta combinando com o cabelo. Não sei como não ficam loucas com tantas coisas para se preocupar de uma vez só. O pior é que nunca se arrumam para si, estão sempre preocupadas com o que os outros(as) vão pensar e achar. Se preocupam com a gordura( mas até ai o homem também), se preocupam com a sobransselha, com o batom, com as estrias e selulites. Enfim, são tantas preocupações estéticas que assombra e o que é pior, a sociedade inteira tem em sua essência esta ideologia.
Em terceiro a sexualidade. Homens possuem poucas preocupações. Quando notam que estão amadurecendo e o corpo tomando forma sentem-se normalmente orgulhosos( com certo desequilibrio também, mas são um pouco mais sutis). Já as mulheres, tem muitas preocupações. Quando começam a despertar o interesse pelo sexo masculino, está tão implicito na genesis da criação, que elas se sentem culpadas muitas vezes ao dar o primeiro beijo. São diversas as preocupações de com quem, onde, por que, com quantos... num geral se preocupam com tantas coisas que garotos não se preocupam que chega a ser até desonesto o inicio de uma relação. São poucos os garotos que se preocupam com alguma destas coisas. Isto porque em sua grande maioria, homens são treinados para ser "garanhões" e meninas para ser "donas de casa".
Em quarto está a virgindade. Alguém ja conheceu um garoto preocupado em com quem, onde e como perdeu a virgindade? Ou mesmo um pai que brigou com seu filho homem por ter perdido a virgindade? Num geral homens são educados para ser a "maquina reprodutora da humanidade", enquanto as mulheres a se conservar, ou ficar difamada pela sociedade como vagabunda, puta etc. A sociedade sempre impõe mais responsabilidades sobre as mulheres, o que é justificavel, pois se dão tanta liberdade para o homem, alguem precisa tomar o controle da situação. Neste caso se justifica mais uma vez que a responsabilidade e regras são impostas no sexo feminino. As mulheres devem se preocupar não somente com quem, e não somente consigo mesma, mas com quantas meninas o cara "pegou", se ele tem ou não doenças e se está ou não previnida, porque as consequencias viriam principalmente para ela.
Em quinto e sem dúvidas o mais forte de todos, até os 11 anos aproximadamente a vida do sexo feminino é quase igual a do masculino, mas nesta idade acontece uma coisa que a muda totalmente. A menstruação! Eu nem faço ideia de como seja( ja nasci homem), mas acredito que seja uma mudança estrondoza sobre o mundo da mulher. Ver sange saindo de si todos os meses, as dores que vem junto, a preocupação com as mudanças do corpo, a ideia de que a partir de então pode gerar outra vida, a pressão dos pais.. enfim, toda a realidade em que estava acostumada se transforma. O desequilibrio causado por este acontecimento é um forte objeto de conhecimento e desenvolvimento.



Enfim são varios os influenciadores que incidem sobre o maior desenvolvimento do sexo feminino, isto porque eu não citei o aparecimento de pelos pelo corpo o que acontece em ambos os sexos, porém as mulheres são ensinadas a retira-los por completo em sua maioria.
Partindo destes principios, vemos que seguindo conceitos de Piaget e poderiamos ligar a Vygotsky principalmente e Wallon, os cinco pontos são objetos de conhecimento que desenvolvem o sexo feminino, partindo da acomodação que ela tinha desde o bojo de seu nascimento, vem sofrendo desequilibrios maiores que os do sexo masculino, e elas vão assimilando esta ideologia e a acomodam tornando-as parte de suas vidas. De um jeito ou de outro, estas ideologias são sendo e ficam influenciadas no afetivo emocional durante o desenvolvimento como diria Wallon. Isto não seria possivel se não houvesse a forte influencia da Sociedade subjugada a estas ideologias, e o contato com esta sociedade e suas ideias, vão formando o conhecimento e desenvolvimento do cognitivo, o que nos remete a Vygotsky.
Num geral, a partir dos fatos apontados, este amadurecimento maior do sexo feminino nada mais é do que resultado de uma pratica da ideologia tradicionalista e machista da sociedade e do ser humano, onde os homens possuem menos responsabilidades e preocupações do que a mulher.


Agora eu pergunto:
O desenvolvimento feminino ser mais rapido do que o masculino é uma questão somente genética ou também é resultado de ideologias e esteriótipos da sociedade?

5 comentários:

  1. Gostei bastante do texto!

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seus argumentos Dam, porém vc se esqueceu de mencionar, que as mulheres são cobiçadas pelos homens, desde sua "infância".
    Isso proporciona com que as mulheres lidem com mais situações complicadas do que os homens desde cedo, pq dificilmente uma mulher mais velha irá dar idéia em um rapaz recém chegado a puberdade...
    Essas situações causadas pelo próprio sexo masculino, também contribui para o amadurecimento talvez prematuro de muitas meninas mulheres.

    ResponderExcluir
  3. Bom, na verdade eu não esqueci de considerar, apenas não aprofundei neste detalhe, mas isso entra n topico de sexualidade.
    Isso não somente causaria o amadurecimento prematuro, mas também uma pressão e cobranças a mais a partir dela.
    Pessoalmente a midia não ajuda, pois a cada dia mais ela vem provocando nas mulheres uma necessidade de parecer mais jovem, e nos homens despertando o interesse por garotas mais jovens, o que pode ser uma possivel causa de ainda haver muita pedofilia no mundo, o que com certeza tambem não é de hoje que existe, mas está em maior destaque devido a uma maior conscientização do povo.

    ResponderExcluir
  4. Dam, foram tantos argumentos para justificar o amadurecimento da mulher, nunca parei para pensar no fato, contudo a abordagem trás grandes verdades, a mulher vive numa constante pressão...Em alguns aspectos chega a ser revoltante principalmente quando queremos Liberdade, e nos Dizem que Liberdade não é Libertinagem...Mas quem disse que queremos libertinar? A sociedade trás grandes Doenças que giram em torno do preconceito, e de Dogmas que não tem efeito para uma Sociedade que almeja evoluir...

    Minha alegação, entretanto, não quer dizer que queremos retardar nosso amadurecimento, pois a evolução é algo positivo, será que tem como evoluir sem tanta pressão?

    Respondendo sua Pergunta: A relação certamente tem mais haver com a cultura do que com a genética

    ResponderExcluir