quinta-feira, 5 de novembro de 2009



Pé de Nabo
Palavra Cantada
Composição: Sandra Peres / Luiz Tatit
Ser assim é uma delícia
Desse jeito como eu sou
De outro jeito dá preguiça
Sou assim pronto e acabou

A comida de costume
Como bem e não regulo
Mas tem sempre alguns legumes
Que eu não sei como eu engulo

Brincadeira, choradeira,
Pra quem vive uma vida inteira
Mentirinha, falsidade,
Pra quem vive só pela metade

Quando alguém me desaponta
Paro tudo e dou um tempo
Dali a pouco eu me dou conta
Que ninguém é cem por cento

Seja um príncipe ou um sapo
Seja um bicho ou uma pessoa
Até mesmo um pé-de-nabo
Tem alguma coisa boa

Bom, não podemos esquecer que nada é cem porcento, porem, tudo deve ser visto respeitando SUA singularidade.
As pessoas são diferentes, isto é o que da graça a vivencia cotididana e social. Todos tem seus limites, vontades e desejos. A individualidade e idiocriticidade das pessoas que nos cercam nos dão grandes tesouros. Aprendemos muito com as diferenças, coisas que queremos, ou não tomar pra nós mesmos.
As pessoas possuem um Contexto Historico-socio-cultural diferentes, ou as vezes semelhantes, mas pensam diferentes, e vivem de formas diferentes.
Por este motivo, acredito que a educação deva seguir este rumo, na valorização e respeito ao proximo. Makarenko, um "pedagogo" durante o comunismo, nos deu um grande conceito sobre a união das pessoas por um bem em conjunto, ainda que este fosse muito rigido, acredito que as pessoas conviveriam muito melhor se conseguissem ser e ver mais o proximo. Outro estudador, este tenho admirado muito nos ultimos tempos é o Paulo Freire. Sua visão sobre educação, sobre convivio... nunca ninguem chegou tão perto dosw conceitos que sempre tive, na verdade nunca havia encontrado ninguem que pensasse da mesma forma que eu sobre o valor de coisas não materiais; talves porque eu nunca tivesse pesquisado o assunto antes.
Nos ultimos tempos tenho tentado ver as coisas desta forma, tentado mais que nunca arespeitar as diferenças das pessoas, seus limites e tudo o mais. Mas isto não se resume somente a educação, na verdade, muitos estudos voltados para a área da educação seriam muito uteis se usados por todos numa vivencia, sejam educadores ou mesmo pais, irmãos etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário